Como gerar uma ação
Para gerar uma ação no processo, o utilizador, na página da movimentação deve selecionar um dos atos apresentados no menu "ação", no entanto algumas ações necessitam do preenchimento de alguns parâmetros, antes de gerar o documento, enquanto que outras são mais simples.
Como gerar uma ação simples (ex.: Capa do processo):
- Aceder ao menu da movimentação
- Selecionar a ação “Abertura> Capa> Capa do processo”
- Carregar sobre o botão "gerar documento"
- Caso pretenda, pode editar o documento
- Selecionar "Emitir"
- Fechar o documento
- Selecionar "Movimentar"
Nota: Após "movimentar" um documento através do menu da movimentação este será sempre depositado no historial do processo.
Como registar uma despesa e/ou honorários no processo:
- Aceder ao menu da movimentação
- Selecionar (por exemplo) a ação “Registo> Reunião> Reunião com cliente”
- Selecionar o botão “Adicionar Custos” e na tabela apresentada:
- Selecionar no campo “honorários”, carregados previamente nas definições do Solicitador, o honorário ou a despesa associada
- Indicar no campo “Qt” a quantidade
- Introduzir no campo “valor” o custo
Nota: Após a movimentação desta ação será apresentado no historial do processo o custo lançado assim como na conta do processo.
Como gerar uma Carta:
- Aceder ao menu da movimentação
- Selecionar a ação "Comunicações> Carta> Carta"
- Selecionar o destinatário
- Selecionar o tipo de comunicação: Em Mão/ Carta Simples/ Carta Registada/ Carta Registada em Mão/ Carta Registada c/ AR
- Carregar sobre o botão "gerar documento"
- Editar o documento
- Selecionar "Emitir"
- Fechar o documento
- Selecionar "Movimentar"
Nota: Após "movimentar" um documento através do menu da movimentação este será sempre depositado no historial do processo.
Como efetuar um pedido de adiantamento de cliente (gerar uma ref. mb.):
- Selecionar "Movimentar"Aceder ao menu da movimentação
- Selecionar a ação “Movimentos contabilísticos> Conta cliente – entradas> Adiantamento de cliente”
- Selecionar o destinatário
- Selecionar o tipo de comunicação: Em Mão/ Carta Simples/ Carta Registada/ Carta Registada em Mão/ Carta Registada c/ AR
- Carregar sobre o botão "gerar documento"
- Nos parâmetros de criação do documento:
- Introduzir a data limite de pagamento
- Introduzir o valor a pagar
- Selecionar a conta destino (conta cliente de Solicitador)
- Definir a conta da entidade que efetua o pagamento (qual a entidade do processo que vai proceder ao pagamento)
8. Editar o documento
9. Selecionar "Emitir"
10. Fechar o documento
11. Selecionar "Movimentar"
Nota: A movimentação desta ação despoleta a geração de uma referência de multibanco que será também apresentada no menu “Bancos> Referências de Multibanco”.
Como registar uma entrada de dinheiro em caixa (pagamentos em dinheiro):
- Aceder ao menu da movimentação
- Selecionar a ação “Movimentos contabilísticos> Caixa entradas> Recebimento”
- Indicar a conta de quem entrega o dinheiro
- Carregar sobre o botão "gerar documento"
- Nos parâmetros de criação do documento:
- Introduzir no campo “quantia recebida” o valor entregue
- Na conta será apresentada “caixa” (sem possibilidade de alterar)
- Definir, na lista apresentada, a entidade a quem se destina o pagamento
7. Editar o documento
8. Selecionar "Emitir"
9. Fechar o documento
10. Selecionar "Movimentar"
Nota: Após o registo de um recebimento/saída de valores em caixa, esta informação será depositada também na conta do processo.
Como efetuar um pedido de levantamento de honorários:
- Aceder ao menu da movimentação
- Selecionar a ação “Movimentos contabilísticos> Conta cliente – saídas> IUP levantamento de honorários”
- Carregar sobre o botão "gerar documento"
- Nos parâmetros de criação do documento:
- Indicar a entidade a quem se destina o documento (entidade que efetua o pagamento)
- Introduzir o valor a pagar
- Na conta origem será apresentada a conta cliente do Solicitador com a informação do valor ainda disponível
- Indicar a entidade a quem se destina o pagamento (Solicitador)
- Introduzir o NIB da conta do Solicitador onde será depositado o valor dos honorários
6. Editar o docmumento
7. Selecionar "Emitir"
8. Fechar o documento
9. Selecionar "Movimentar"
Nota: A movimentação desta ação despoleta a geração de um IUP que será também apresentado no menu “Bancos> Ordens de pagamento”.
Como alterar o estado de um processo
- Aceder ao menu da movimentação
- Selecionar uma ação no menu "Estados do processo"
- Carregar sobre o botão "movimentar"
Nota: Após "movimentar" um documento através do menu da movimentação este será sempre depositado no Historial do processo.